PERGUNTAS FREQUENTES ('FAQs')

Próximos workshops: 
11 de Junho - Sintra
23-24 de Junho - Peniche

Como, Quando, e Onde posso experimentar?
- Carregue aqui para aceder à informação.

Qual é o local, horário e o preço dos workshops e cursos?
- Carregue aqui para aceder à informação completa.

Há algum prerrequisito para participação no curso?
- Não. O curso foi concebido e estruturado especialmente para terapeutas e casais, mas está aberto a pessoas de todas as idades e orientações sexuais, e não é preciso qualquer experiência prévia com Yoga, Tantra, ou Massagem.

É preciso ter parceiro para participar no workshop ou curso?
- Se não estiver a participar em casal, pode fazer par com um(a) d@s terapeutas que irão participar na formação. 
No entanto, existe desconto para casais e para inscrições duplas. Se fizer inscrição com um(a) amig@, irá desfrutar de um desconto.

Haverá nudez e 'massagem íntima'?
- Os casais poderão naturalmente explorar essa área ao longo do curso, mas o Tantric Yoga Massage Level 1 não envolve massagem genital como parte da técnica.

O enfase, para além de aprender a dar uma massagem profundamente relaxante e que proporciona conexão profunda com um(a) parceir@, será em conseguir ter uma partilha descontraída, tanto não-verbal como verbal, que lhe leva a sentir-se compreendido e capaz de compreender intuitivamente as vontades e necessidades ou características afectivas e sexuais/ eróticas/ sensuais d@ parceir@.

A massagem normalmente é do corpo inteiro, utilizando óleo. Mas pode ser realizada com ou sem óleo, e até pode ser adaptada de tal forma a ser feita sem se despir.
Ou seja, as necessidades e limites pessoais de cada participante são respeitadas.


O Tantric Yoga Massage envolve 'masturbação assistida'?
Não, o foco desta massagem não é os genitais, nem o orgásmo. 

Contrário a alguns tipos de 'massagem érótica', Tantric Yoga Massage não é um eufemismo para descrever 'masturbação assistida'. 

O Tantra é muito mal-compreendido e a palavra 'Tantra' tem sido utilizada hoje em dia tipicamente fora do seu contexto histórico.
'Tantra' não tem nada a ver com Kama Sutra, por exemplo. 
É principalmente nos tempos modernos, e no ocidente, que o Tantra ficou tão associado à práticas sexuais.


O Tantra é o que afinal? 
Antigamente o Tantra era considerado uma via espiritual - uma via poderosa para a libertação total - para atingir o que os Indianos chamam 'Moksha', ou 'Nirvana'.
Era uma via em muitos aspectos indistinguível do Yoga. 
O Gorakshanath, discípulo do Matsyendranath, considerado tradicionalmente como tendo sido um dos originadores do Yoga, é também considerado como um dos grandes mestres do Tantra.


O Tantric Yoga Massage está relacionado de que forma com o Yoga?
Para além da parte física e aparentemente 'ginástica' que se vê no exterior (asanas), o Yoga consiste em práticas de respiração e de cultivo de energia vital (pranayama), concentração (dharana), interiorização (pratyahara) e de controle dos sentidos, meditação/comunhão espiritual (dhyana), e equanimidade suprema (samadhi).

O Yoga, segundo Patanjali, também contém dois aspectos fundamentais que ajudam a desenvolver a virtude e formam base para as outras práticas - princípios de comportamento e de gestão da nossa mente (os yamas e niyamas).

O Tantric Yoga Massage tem alguns elementos em comum com Thai Yoga Massage, mas o foco é ainda mais no despertar, desobstruir, e na gestão interna da energia vital. 
Isso é feito principalmente através do pranayama, dharana, pratyahara e não tanto através dos asanas asistidos. 
O conjunto de práticas, efectuadas por um terapeuta que tenha sensibilidade pode induzir naturalmente o estado de samadhi.

O Tantra e o Tantric Yoga Massage trabalham de que forma com a energia sexual?
O aspecto do Tantra que trabalha directamente a energia sexual envolve expansão de consciência com práticas de meditação, de respiração e de relaxamento, para que a energia sexual se transforme num veículo para êxtase divino e a experiência de total união com o divino. 

Essa parte mais 'intensa' do Tantra será aprofundada nos níveis 2 e 3 do Tantric Yoga Massage. 

Mesmo nessas fases 'avançadas' da prática o toque 'íntimo' é totalmente opcional. Não faz parte da essência da prática, mas pode ser entendido como um complemento prazeroso para casais explorarem no seu ritmo.


O Tantric Yoga em geral têm que ser praticado com parceir@?
Não. Apesar de existir elementos do Tantra que podem ser aplicados num contexto sexual, à dois, a bâse das práticas Tântricas, e as linhas do Tantra designadas como Dakshina Marga, ou do caminho Tântrico 'da direita' não utilizam parceiro ou parceira para as suas práticas, sendo que o objectivo é abrir a consciência ao pleno potencial divino.
Essa prática é feita principalmente através das práticas internas que têm sido ensinadas pelos verdadeiros mestres do Yoga e Tantra ao longo de séculos, e provavelmente ao longo de milénios.

As práticas à dois que se encontra hoje em dia são maioritariamente invenções modernas.
O Tantric Yoga Massage conjuga elementos do Tantra antigo com conhecimentos e práticas actuais de 'bodywork', da psicologia, e da 'psicobiologia' como modelo para esclarecer e potenciar alguns dos aspectos mais profundos do Yoga e do Tantra.


O Tantric Yoga Massage tem alguma coisa a ver com 'sexo Tântrico'?
O 'sexo Tântrico' ou 'Maithuna' é uma parte muito pequena da tradição Tântrica. É um ritual que visa levar os praticantes a um estado de êxtase e de comunhão divina, não apenas entre eles mas entre cada um e Deus.
O conceito moderno de 'sexo Tântrico' é uma versão muito pobre da tradição original.
No entanto, um praticante do Tantra verdadeiro consegue criar condições em qualquer situação para viver 'orgásmicamente'. 
Muitos casais que procuram Tantra estão naturalmente a procura de melhorar sua relação íntima e sexual, mas isso passa também por uma entrega de todo o seu ser para além do ego, assim descobrindo não apenas prazer mais intenso, mas descobrindo o próprio 'santo graal' místico - a Graça Divina.


É preciso ter algum tipo de crença espiritual para praticar Tantric Yoga Massage?
O Tantric Yoga Massage é ensinado de tal forma que se consiga integrar as práticas, a teoria e as experiências com naturalidade e facilidade, seja qual for a cultura espiritual ou filosófica com que o/a praticante se identifique.


Em quais partes do corpo é que se aplica a massagem no Tantric Yoga Massage?
A massagem poderá incluir as nadegas, as virilhas, e os seios, mas no nível 1 não é aprofundado qualquer técnica de massagem que envolva 'toque íntimo' da zona genital. 
A massagem proporciona um desvendar do nosso 'potencial erótico' através da sensualidade e das técnicas Tântricas de respiração e cultivo de energia.
O Tantric Yoga Massage nível 2 aborda mais profundamente as técnicas provenientes do Tantra para integrar a energia sexual e a exitação, criada pela sensualidade e pelo toque não genital. 
E o nível 3 aborda também o estimulo relaxante das zonas erógenas, podendo incluir, mas não se limitando aos genitais. É uma técnica destinada principalmente para casais, e para terapeutas que estão a trabalhar com casais.


Qual o papel do orgasmo no Tantra?
As técnicas de Tantra proporcionam uma conjugação de ambos os estados: relaxamento profundo e excitação, assim levando a estados 'alterados' caracterizados por expansão de consciência e orgásmos 'divinos' de corpo inteiro. 
Neste estado plenamente orgásmico não se acumula tensão então não se necessita de 'pico' para descarga de energia através de ejaculação. 
Portanto o 'orgásmo Tântrico', não leva ao desgaste que é típico para o homem, e até para a mulher, no sexo convencional. Pelo contrário, é profundamente regenerador tanto para o homem como para a mulher. 
O objectivo não é levar apenas ao orgásmo, mas sim a um estado de êxtase, que por um lado é 'orgásmico' mas por outro lado poderá ser alcançado independentemente de haver orgásmo no sentido comum da palavra.
Tantric Yoga Massage pode ser entendido como um método de auto-conhecimento (conhecimento do nosso potencial e da nossa verdadeira essência) e de expansão de consciência.

O Tantric Yoga Massage é para ser praticado exclusivamente por casais e terapeutas?
- Não. A massagem pode ser realizada com graus diferentes de ativação de energia sexual.
Pode ser praticada entre amig@s com um ênfase na sensualidade e prazer, ou mesmo apenas relaxamento e revitalização, em vez de 'erotismo' propriamente, ou energia sexual
O esclarecimento de intenção, de expectativas, e de limitações ou barreiras pessoais, de ambas as partes, e a diferença de abordagem em cada contexto relacional fará parte da aprendizagem ao longo do curso.


O que é 'Massagem Tântrica'?
- Depende de quem o faz, quais as suas competências, e com que intenção a massagem é feita.

Leia aqui um artigo acerca do assunto: "What is 'Tantric Massage'?".

É preciso participar nas aulas teóricas?
- Não. Caso prefira apenas participar nos workshops que têm um foco prático, poderá fazer isso. Receberá gravações das aulas teóricas.

É possível participar apenas no primeiro fim-de-semana (16-17 de Abril)?
- Sim. Não haverá garantia de ter lugar no resto da formação se não fizer pre-inscrição, mas poderá optar por fazer apenas o workshop de fim-de-semana.

É um curso com muitos participantes, ou haverá atenção dada a cada participante?
- O primeiro workshop terá um máximo de 16 participantes e o restante da formação terá um máximo de 10 participantes, portanto haverá facilidade em dar atenção personalizada aos formandos.

Desta vez não posso participar. Posso me inscrever já na próxima formação?
- Há vagas para 4 pessoas no curso que vai decorrer em Peniche a partir de Junho.
Para reservar seu lugar contacte:
registration@inspirationtantra.com


Caso não fique satisfeito e/ou desista, há algum reembolso?
- Caso decida, dentro do prazo de 21 dias após pagamento, não completar o curso, poderá optar por receber o valor que pagou em forma de crédito noutra formaçaõ, num retiro, ou num pacote de sessões/ consultas.

Poderei praticar Tantric Yoga Massage como terapeuta após essa formação?
- Se completar a formação, poderá iniciar logo a sua prática como terapeuta. A formação completa envolve uma avaliação e, se for necessário, um período de estágio para completar a aprendizagem e integração.

Caso queira aprofundar o estudo de Tantric Yoga Massage, há formações mais aprofundadas/ avançadas?
- Sim. Haverá outras formações mais avançadas a partir de Setembro. Será necessário ter participado no Level 1, ou ter feito uma formação personalizada, para poder participar nas formações seguintes.

É possível estudar Tantric Yoga Massage num formato personalizado em vez de em grupo?
- Sim, é possível fazer uma formação intensiva e personalizada em casal, ou individualmente.
Contacte: info@inspirationtantra.com


Sem comentários:

Enviar um comentário